Básico – Estratégias e Treinamento

Um alô e um salve pra toda essa galera que faz parte dessa comunidade mundial de Pokémon! Este post vai tratar de adicionar e manter atualizado coisas básicas sobre as estratégias e os treinamentos em Pokémon.

Tabela de Efeitos

Primeiro de tudo, vou postar a tabela de tipos, o que é Super Efetivo, o que não faz efeito, o que não é muito efetivo, já atualizada para as versões X e Y. Espero que vocês possam se orientar por meio da tabela abaixo:

Tabela de Efeitos

Orientações: Na esquerda, é o tipo do ataque que você atinge no adversário. E no topo, é o tipo do Pokémon que é atacado.

Essa tabela demonstra os Golpes em Pokés de um tipo apenas, caso ele tenha mais de um tipo, você tem que usar uma multiplicação pra saber se o ataque realmente vai fazer efeito ou não.

Exemplos:

1-) Você quer golpear um Venusaur (Grass / Poison) com um ataque do tipo Grass. Se você olhar na tabela, verá que Grass não é muito efetivo contra Grass (0,5x) e Grass também não é muito efeitvo contra Poison (0,5x). Faça a multiplicação: (o,5x) vezes (0,5x) = 0,25x . Ou seja, 1/4 do efeito normal.

2-) Seu Pokémon dá um golpe do tipo Ice num Dragonite (Dragon /  Flying). Ice é Super Effective em Dragon (2x) e também dá (2x) em Flying. Então, façamos a multiplicação: (2x) . (2x) = 4x . Ou seja, 4 vezes mais do que o efeito normal.

3-) Você quer usar um ataque do tipo Water num Swampert (Water / Ground). Golpes do tipo Water dão (0,5x) em Water, mas dão (2x) em Ground. Portanto, (0,5x) . (2x) = 1x. Então ataques de água têm efeito normal em um Swampert.

4-) Você escolheu usar um ataque Psíquico num Drapion (Poison / Dark). Ataques Psíquicos dão (2x) em Poison, mas não fazem efeito em Pokémons do tipo Dark (0x). Então, (2x) . (0x) = 0x. Ataques psíquicos não fazem efeito no Drapion.

5-)Você pretende usar um ataque Water num Lapras (Ice / Water). Water dá (1x) em Ice, mas dá (0,5x) em outro Water. Então, (1x) . (0,5x) = 0,5x. Ataques Water não são muito efetivos num Lapras.

Predições (ou Predicts)

Para batalhar, especialmente com seus amigos, é muito importante você tentar prever a ação do seu adversário (o próximo ataque que será utilizado por ele). Para isso, você tem primeiro que conhecer o potencial do seu Pokémon (o que ele pode derrubar ou não, resistir ou não). Isso inclui os ataques que você coloca em seu Pokémon, a Ability que ele tem, e a função dos movimentos estratégicos (Aqueles que não causam dano, mas podem te ajudar nas próximas rodadas).

Como ficar craque nisso? Realmente, o único modo é a prática, batalhando com frequência. Seguem alguns exemplos de predições:

 – Você está com seu Vileplume em batalha (Grass / Poison), diante de um Alakazam (Psychic). O mais natural nessa situação, é que o Alakazam vai usar um ataque Psíquico contra seu Vileplume, e a tendência é ele atacar primeiro. Para evitar que seu Vileplume sofra sérios danos, a melhor opção será trocar para um Pokémon que resista bem a este ataque, podendo ser um outro Pokémon do tipo Psíquico, um Pokémon do tipo Steel, ou ainda para neutralizar o efeito, um Pokémon do tipo Dark. Pelo menos você evita de perder um Pokémon que pode ser útil nas outras rodadas, e dá um outro rumo para a batalha.

 – Alguns Pokémon’s se beneficiam de ataques usados nele. Vamos supor que você está usando um Gyarados (Water / Flying), e diante de você está um Starmie (Water / Psychic). Starmie’s são conhecidas por usarem ataques elétricos, especialmente Thunderbolt. Como Gyarados tem a desvantagem nos dois tipos que ele tem, então não é uma boa opção deixar ele tomar este ataque. Você pode voltar o Gyarados e jogar um Jolteon. Este tem a Ability Volt Absorb (Recupera 25% de HP a cada vez que ele recebe um ataque do tipo Elétrico). Ou seja: Jolteon não sofre o dano e ainda ganha HP.

– Suponha agora que é você quem está em vantagem sobre o adversário. Você está usando um Kingdra, e o adversário está usando um Golem. Em situações normais, o adversário não vai deixar a tartaruga de pedra na frente do seu Pokémon, temendo um ataque do tipo Water. Você, pensando nisso, em vez de usar um Waterfall / Surf, você pode se preparar para outro Pokémon que possa surgir no lugar do Golem, usando um Dragon Dance, por exemplo. Dragon Dance aumenta o Attack e a Speed. Com isso, Kingdra fica mais preparado para atacar o Pokémon seguinte, gerando uma ligeira vantagem.

Você vai passar por diversas situações, e aí você percebe que você também adquire “Pontos de Experiência”, estando mais preparado para o que possa vir. Conheça os Pokémon’s e o que normalmente eles usam para atacar, assim você pode prever melhor as ações adversárias e usar qualquer condição a seu favor.

Como chegar ao Lv 100 com facilidade e honestamente

Uma coisa que deixa as pessoas muito entediadas, e até faz muita gente parar de jogar Pokémon, é o fato de que as batalhas mais avançadas e mais competitivas são feitas quando todos os Pokémon’s estão no Level 100. E não é muito fácil chegar com pelo menos seis Pokémon’s a esse feito. Uma pessoa chega em você e pergunta: “Quer batalhar?” . E aí, seus Pokémon’s não estão no Level máximo, apropriado para esse acontecimento.

Aqui vão algumas dicas, para simplificar o treinamento do Pokémon, e fazer com que suas criaturas cheguem ao nível máximo e fiquem aptos a qualquer batalha. Lembrando que esses são casos para quem joga as versões Black 2 & White 2:

– Existe um item chamado Lucky Egg, que você recebe no decorrer do jogo. Equipe em seu Pokémon, e ele vai ganhar 50% a mais de Exp Points a cada criatura que ele derrotar. Na quarta geração, esse item era um tanto mais complicado de ser obtido. Você tinha que ir atrás de Chanseys (São raras de achar), e usar o ataque “Thief” nelas, para pegar o Lucky Egg delas (Apenas 5% das Chanseys têm esse item equipado).

– Após você passar a Elite Four, há vários lugares com treinadores pra batalhar. Em Nimbasa, tem o Big Stadium e o Small Court. Todos os dias, os treinadores mudam. Eles usam Pokémon’s acima do Lv 60.

               

Hugh está dentro da base da Team Plasma todos os dias para batalhar, na cidade de Veilstone, usando Pokémon’s acima do Lv 65.

Hugh Plasma House

– Em Castelia City, há um prédio da Game Freak. Suba até o último andar, lá tem um treinador chamado Morimoto, e outro chamado Nishino, eles usam Pokémon’s acima do Lv 75. Eles também batalham todos os dias.

– Em Undella Town, a campeã da Liga de Sinnoh, a Cynthia, batalha todos os dias, na primavera (Spring). Ela também usa Pokémon’s acima do Lv 75, mas o nível de dificuldade e quantidade de Exp Points são maiores que as de Morimoto e Nishino.

– Tem a Pokémon League, que está sempre lá, pronta para lhe desafiar, usando Pokémon’s acima do Lv 75.

– Ao lado do P2 Laboratory, está o navio da Equipe Plasma, e dentro dele está Colress, o cientista que pesquisa sobre a força dos Pokémon’s. Ele também batalha todos os dias, com Pokémon’s acima do Lv 72. Na primeira batalha que terá com ele, ele fica dentro do laboratório do navio. Nas próximas, ele lhe espera no convés.

Colress Plasma Frigate

– A cada estação do ano, a Shadow Triad (ajudantes de Ghetsis) batalha com você. Um na forma Single Battle (1 contra 1), outro na forma Triple Battle (3 contra 3) e o último em Rotation Battle (3 contra 3 também, mas apenas um Pokémon seu e dele atacam por rodada, e você escolhe quem vai atacar).

Shadow Triad

– Alguns dos melhores lugares para se treinar (senão os melhores) em Black 2 e White 2, são a Black Tower (Versão Black 2) e a White Treehollow (Versão White 2). Nesses locais, existem dezenas de treinadores te esperando. São 10 Áreas, divididas em 19 andares, e sua função, além de treinar, é descobrir quem é o treinador que abre a porta do treinador chefe, para que você possa enfrentá-lo e concluir aquela área. O chefe tem Pokémon’s superiores a qualquer outro da área que escolheu, então é bom ter cuidado. Na Area 10, o chefe (Benga, neto de Alder), usa Pokémon’s de até Lv 85. Após você terminar o desafio, você pode acessar de novo e de novo, não há restrições.
PS.: Você não pode usar itens lá dentro. Portanto, para curar sua equipe, você tem que procurar por uma enfermeira (tem uma em cada andar), e ela também batalha antes de fazer o trabalho dela 😀 .

– No que você vai evoluindo sua Join Avenue em Black 2 e White 2, o Dojo e o Restaurante oferecem aumento de Lv também. Quando esses dois estabelecimentos avançam para o Lv 10, você pode avançar 23 Lv’s por dia. O problema é que o custo é um pouco alto, então arrume um jeito de conseguir bastante dinheiro, diariamente.

– Em Black / White, havia um Gym / Restaurante na cidade de Striaton. Em Black 2 / White 2, temos apenas o restaurante agora, mas os antigos Gym Leaders Cilan, Cress e Chili estão lá, servindo seus clientes e batalhando também. Você escolhe um deles para batalhar ao seu lado, e realiza uma Double Battle contra os dois restantes, diariamente. O Lv também é alto, supera 65.

– Há um Pokémon que em qualquer Lv em que você estiver, te dá muitos Exp Points: O nome dele é Audino. E há um modo de fazer com que você encontre muitos Audino’s na grama: Fique andando perto da grama para lá e para cá (não em cima dela, para não encontrar nenhuma outra criatura). Em breve, você notará que um ponto de grama irá mexer. Vá até aquele ponto. Se quiser, use Max Repels pra facilitar. Na maioria dos casos, é um Audino pronto pra lhe trazer alegria 🙂 .

– Pokémon’s recebidos por troca também ganham 50% a mais de Exp Points.

– Leve sempre Pokémon’s que tenham a Ability Pickup com você, e que estejam do Lv 41 para cima. A cada batalha que termina (eles não precisam batalhar), eles acham itens no chão, inclusive Rare Candies. Quanto mais Pokémon’s com Pickup você levar, maior a chance deles acharem. Mas não pense que pegar um Pokémon e logo de cara dar Rare Candies até o Lv 100, vai fazê-lo forte. Há um jeito correto de treinar antes de investir em Level, e eu vou explicar em outros Posts.

– No Big Stadium e no Small Court, em dias aleatórios, surgem treinadores que são PkMn Breeders. A cada final de batalha, eles te dão um Rare Candy. Mas, se você sair desses locais e entrar novamente, eles batalham de novo e te dão outro Rare Candy. Ou seja, você pode pegar quantos quiser até o final do dia!

Então é isso, pessoal, o básico está por aqui, e daqui adiante há um treinamento mais avançado, para aqueles que querem participar de competições com os amigos ou torneios oficiais.

Espero que tenham gostado, e para quem puder, repassem este Post aos amigos, nas redes sociais. Quanto mais pessoas tiverem acesso a essas informações, mais e melhores treinadores nós teremos ao nosso redor. Um abraço, e até uma próxima!

Anúncios

Sobre SkYLiGhT

Fã de Pokémon há quase 10 anos, procurando sempre uma maneira de mostrar às pessoas o quanto sou Fã do Anime / Games. Estou sempre praticando e procurando novidades. Follow @PauloSkyLight . Pokémon e todos os seus respectivos nomes são Marcas Registradas & © da Nintendo, Creatures e Game Freak 1996-2013.
Esse post foi publicado em Treinamento Pokémon e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Básico – Estratégias e Treinamento

  1. nextconqueror disse:

    Meu Pachiriusu chegou a encontrar 35 rare candys na minha época de Platinum ^^

  2. Seves disse:

    tem uma coisa erada tem o duplo super efetivo exenplo gyreidos é voador e aquatico o ponto fraco dos dois são eletrico ele recebe o triplo do dano vlw

    • SkYLiGhT disse:

      Sim, eu concordo, mas essa tabela foi feita apenas para caso de um tipo. Tanto que abaixo, eu dei o exemplo o Dragonite, que é Dragão e Flying, e caso ele tome um ataque do tipo Ice, ele rece 2x pelo Dragon e 2x pelo Flying. Assim sendo, ele toma 4 vezes o dano normal.

  3. João victor disse:

    ai mano, vc n trocou ali n? vc botou que fire faz 0;5 em pedra? isso ta errado n mais valew muito muito pela tabela ela é otima sempre uso ela 😀

    • SkYLiGhT disse:

      Mas João Victor, ataques do tipo Fire FAZEM e sempre fizeram 0,5x (It’s not very effective) em um Pokémon do tipo Rock.
      Agora, se você deu um golpe Fire num Crustle (Rock / Bug) por exemplo, o efeito é normal, por causa do tipo Bug.
      Só fazer o cálculo. Rock (0,5x) x Bug (2x) = 1x . Efeito normal.

  4. nextconqueror disse:

    Ótima seção. Estava precisando de uma tabela prática como essa ^^v

  5. fabio disse:

    GRAAAAAAAAAANDE SKY!!!! vejo que vc está atualizando o site, e ele está ficando mto bom…começar pelo começo né!!!!!! vlw pelo treecko…to treinando ele do jeito certo…axo…. pq nao sei quantos glooms e tauros eu derrotei haha
    PARABÉNS SKY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s