Treinamento Avançado – Dynamic Values

Sejam bem-vindos a terceira parte do treinamento. Para quem está acompanhando desde o início, agradeço e espero que as informações estejam claras e sejam úteis a vocês. A explicação abaixo é mais complexa que o treino com os Efforts. Preparem-se:

Dynamic Values / Individual Values (DV‘s ou IV‘s para resumir) são valores que cada Pokémon tem, sendo o mínimo 0 e o máximo 31, em cada um dos seis Stats.

O que esses números representam?

São eles quem vão definir como os Stats do seu Pokémon serão (além dos EV‘s e Nature). E pode ter certeza, fazem diferença. Esses DV’s não podem ser alterados, são valores fixos. Você só vai descobrir os reais DV’s do seu Pokémon no Lv 100 também. Se ele tiver 0 (zero) DV’s no HP por exemplo, significa que ele tem o mínimo de HP possível. Se ele tiver 31, ele tem o máximo.

Vou dar o exemplo de um Dragonite no Lv 100 (mas sem colocar nenhum Effort nele). Se ele tiver 292 de HP, significa que ele tem 0 DV’s. Se ele tiver 307 de HP, significa que ele tem 15 DV’s ali. E se ele tiver 323, ele tem 31 DV’s, que é o máximo. Você pode usar o http://www.psypokes.com/dex/stats.php/ para fazer os testes e constatar por você mesmo. Você pode calcular lá, tanto os DV’s quanto os EV’s. Quanto mais você praticar lá, melhor você vai entender o Post aqui.

Como os jogos definem os DV’s do Pokémon que eu acabo de pegar?

Logo quando o Pokémon selvagem aparece na tela, os DV’s e Nature dele já foram definidos pelo jogo. Esses DV’s vêm aleatórios. Imagine seis dados agora. Cada dado tem 32 lados, (o zero também conta, então são 32). Cada lado deste dado tem os números de 0 a 31. O game joga os 6 dados, cada um representando um Stat. O que cair, será definido para aquele Pokémon. Vamos supor: O dado do HP caiu 24, o do Attack caiu 28, da Defense 19, Sp. Attack caiu 15, Sp. Defense caiu 8, e a Speed caiu 31. Olhando desta forma, vemos que a Sp. Defense veio baixa, com 8 DV’s, então ele não será muito forte naquele Stat. Já o dado da Speed veio ao ponto máximo, com 31 DV’s.

Em Pokémon X / Y, existe um rapaz vestido de Ace Trainer dentro do Pokémon Center, na cidade de Kiloude, que checa as IV’s de seus Pokémon’s (Não detalhadamente, mas ajuda muito). Vamos à explicação das coisas que ele fala:

Como as DV’s podem ir de 0 a 31, então a somatória máxima de DV’s pode ser 186 (31 x 6 Stats = 186).

A primeira coisa que ele fala, é sobre a somatória.

 – Se a soma das DV’s do seu Pokémon estiver entre 0 e 90, ele diz: “This Pokémon’s potential is decent all around.”

 – Se a soma das DV’s do seu Pokémon estiver entre 91 e 120, ele diz: “This Pokémon’s potential is above average overall.”

 – Se a soma das DV’s do seu Pokémon estiver entre 121 e 150, ele diz: “This Pokémon has relatively superior potential overall.”

 – Se a soma das DV’s do seu Pokémon estiver entre 151 e 186, ele diz: “This Pokémon has outstanding potential overall.”

E você pode também saber qual é o Stat (Ou os Stats) que ele tem mais DV’s:

 – Se o Stat com maior DV é está entre 0 e 15, ele dirá qual é esse Stat, e o seguinte texto: “It’s rather decent in that regard.”

 – Se o Stat com maior DV é está entre 16 e 25, ele dirá qual é esse Stat, e o seguinte texto: “It’s very good in that regard.”

 – Se o Stat com maior DV é está entre 26 e 30, ele dirá qual é esse Stat, e o seguinte texto: “It’s fantastic in that regard.”

 – Se o Stat com maior DV é 31, ele dirá qual é esse Stat, e o seguinte texto: “It simply can’t be beat!”

Exemplo: Os Stats que você verá abaixo são de um Jolteon que está no Lv 100, com a Nature Timid e DV’s bem altas.

Jolteon

Detalhadamente, as DV’s e EV’s dele são:

DV_IV_Jolteon

Exercício pra você se acostumar: Use o site http://psypokes.com/dex/stats.php , escolha o Pokémon Jolteon, coloque as DV’s e EV’s acima para o site, escolha a Nature Timid, e você irá perceber que os Stats do site e do Jolteon deste exemplo estão idênticos. Depois, vá alterando os valores, e clicando em “Submit”, e veja as diferenças que acontecem no Pokémon. Claro, as DV’s sempre sendo 31 ou menos, e nas DV’s, que a soma dos 6 Stats não ultrapasse 510. Do contrário, o próprio site acusa erro.

Este Jolteon foi levado até o Pokémon Center de Kiloude City, para que ele fosse checado. Primeiro este rapaz informa que o potencial deste Jolteon é “outstanding”. Isso significa que, a soma das seis DV’s está entre 151 e 186. Matematicamente falando, vamos somar os DV’s do Jolteon: 31 + 20 + 31 + 31 + 31 + 31 = 175 .

DV_Outstanding

Perceba que depois ele aborda os 5 Stats, e isso significa que todos os DV’s estão iguais:

DV_HP DV_Defense
DV_SpAtk DV_SpDef DV_Speed

Na imagem abaixo, ele informa que as DV’s nestes Stats são 31, dizendo que ele não pode ser melhor que isso, nesses Stats.

DV_31

Então, podemos dizer que este Jolteon é “Top 5”, já que 5 dos Stats estão com 31 DV’s, ou seja, em sua força máxima.

O ataque Hidden Power tem seu tipo definido graças aos DV’s do Pokémon também. Na cidade de Anistar, existe um rapaz que informa qual é o tipo do Hidden Power que seu Pokémon tem.

Anistar_HouseHP_Man

Dicas:
1-) Para ter Pokémon’s com altas DV’s, você precisa realizar Breedings. Este assunto será tratado no próximo Post.
2-) Pokémon’s que não podem cruzar com outros (Budew, Azurill, Togepi, Mewtwo, Xerneas, Yveltal), terão pelo menos 3 IV’s com 31 pontos. Isso apenas se você pegar esses Pokémon’s nas versões X ou Y.

Terminamos a terceira parte da explicação sobre o treinamento avançado. Espero que estejam gostando, e em breve chega a quarta e última parte. Entendendo elas, não haverão dúvidas que você terá Pokémon’s fortes e competitivos o bastante pra batalhar. É claro, que tudo dependerá também das estratégias que você irá fazer para sua equipe. Um grande abraço!

Anúncios

Sobre SkYLiGhT

Fã de Pokémon há quase 10 anos, procurando sempre uma maneira de mostrar às pessoas o quanto sou Fã do Anime / Games. Estou sempre praticando e procurando novidades. Follow @PauloSkyLight . Pokémon e todos os seus respectivos nomes são Marcas Registradas & © da Nintendo, Creatures e Game Freak 1996-2013.
Esse post foi publicado em Treinamento Pokémon e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Treinamento Avançado – Dynamic Values

  1. Fabio disse:

    Cara, então os DV’s tem que ser na sorte pra sair altos nos status que vc quer?

  2. Raíssa disse:

    Excelente tutorial! Estou no aguardo da parte 4. E depois de postá-la, você poderia ensinar, dar dicas de como montar um moveset? Seria de grande ajuda!

    • SkYLiGhT disse:

      Assim que essa explicação toda terminar, eu vou comentar sobre alguns Pokémon’s e o que podem ou não fazer. Mas, as estratégias só vão dar certo mesmo, quando você está praticando na íntegra.
      O mais importante é tentar equilibrar seu time, não só focando força bruta, por exemplo. Ter um com boa Defesa, um com boa Sp. Defense, um com Attack bom, outro com bom Sp. Attack, outro que ataque de forma física e especial, e outro que tenha velocidade. Este é um exemplo. Mas fazer um time perfeito, nem eu cheguei nisso ainda. E eu espero demorar pra chegar, pois é isso que faz de Pokémon um desafio 🙂 .

  3. Thomas disse:

    Muito bom, ajuda bastante. Eu mesmo não sabia da rapaz XD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s