Treinamento Avançado – Effort Values

Agora a gente vai começar a complicar um pouco mais. Mas vamos lá, dificuldades servem para serem enfrentadas:

Effort Values (EV’s para resumir) são pontos que vão se acumulando cada vez que você derruba um Pokémon na grama. A cada 4 pontos (EV’s), você ganha 1 Stat, e você só irá perceber esse ganho de Stats com precisão, no Lv 100. Portanto, não adianta pegar um Pokémon e começar a derrubar todos os Pokémon’s que encontrar na frente, pois seu Pokémon ficará um tanto desequilibrado. Existem os Pokémon’s certos para derrubar, assim ele ganhará os atributos corretos, e ficará mais forte.

Quando você captura um Pokémon, ele não tem nenhum EV distribuído. O limite de EV’s que dá pra você distribuir é 510. Mas leve em consideração 508, tá ok? Sempre vão sobrar 2 Efforts que não farão a diferença. Não vou explicar a razão por enquanto, porque aí embrulharia ainda mais. Mas o resumo é: 510 não é divisível por 4, já 508, sim.

Cada Stat também tem um limite de Efforts, são 252 . Na verdade, são 255, mas procure não passar de 252, senão seu treinamento será prejudicado. Exemplo: Você pode colocar 252 Effort Values no Attack, 252 EV’s na Speed, e os 6 EV’s restantes, você coloca no HP. 252 + 252 + 6 = 510. Pra você ter certeza que distribuiu todos os Efforts, vá na janela do Super Training. Se aparecer no topo da tela um corpo com músculos, na cor branca, significa que o treinamento de Efforts está concluído.

Para vocês terem uma noção de quanta diferença faz treinar um Pokémon usando Efforts: Um Salamence de Nature Adamant, no Lv 100, com nenhuma EV no Attack, teria 336 em força de Attack. Se você colocar 252 EV’s neste Stat, ele terá incríveis 405 de Attack! Isso é convincente pra você? O mesmo Salamence teria 236 de Speed se você não colocar nenhum EV ali. Colocando 252 Efforts, ele terá 299 de Speed. E agora? É claro que para chegar a esses pontos, existem algumas variações a serem levadas em conta. Mas nos próximos Posts isso será explicado.

Abaixo, estão exemplos de alguns Pokémon’s que você pode derrubar e o que eles dão de Efforts ao seu Pokémon:

1 EV para o HP – Caterpie, Hoothoot, Wooper, Wurmple, Bidoof, Munna e Spritzee.

1 EV para o Attack – Ekans, Sentret, Poochyena, Shinx, Patrat, Lillipup e Pancham.

1 EV para a Defense – Geodude, Nosepass, Kricketot, Roggenrola, Sewaddle e Scatterbug.

1 EV para o Sp. Atttack – Psyduck, Gastly, Mareep, Ralts, Budew, Petilil e Litleo.

1 EV para a Sp. Defense – Tentacool, Hoppip, Lotad, Gothita, Frillish e Flabébé.

1 EV para a Speed – Pidgey, Rattata, Zigzagoon, Starly, Purrloin e Fletchling.

Então, para complementar: Se você pega um Pokémon, e derruba um Pidgey, você ganha 1 EV. Se você derrubar 4 Pidgeys, são 4 Effort Values ganhos, fazendo com que seu Pokémon tenha 1 ponto a mais na Speed, no Lv 100.

Para ver a lista completa dos Pokémon’s e o que cada um dá em EV’s quando derrotados, acesse:

http://www.serebii.net/pokedex-xy/

É importante você ir anotando em algum lugar os Efforts que você distribuiu (no Bloco de Notas, em anotações do celular ou Word mesmo, evite usar papel. Sustentabilidade, né?). Aí depois que os 510 Efforts forem distribuídos, você pode treinar da maneira convencional, contra qualquer Pokémon, sem ter receio de nada. Você pode calcular os Efforts e também anotá-los usando o site abaixo:

http://www.psypokes.com/dex/stats.php/

Aí vem a pergunta: Mas eu terei que batalhar 510 vezes só pra fazer meu treino de Efforts? Isso vai demorar muito, será monótono! Calma, agora que eu expliquei a parte acima, dá pra melhorar um pouco isso, para que o trabalho fique mais fácil e rápido.

Se você equipar o item Macho Brace no Pokémon a ser treinado, ele dobra os EV’s ganhos em batalha, ou seja: Se seu Pokémon derrubar aquele Pidgey, ele ganha 2 EV’s ao invés de 1. Já ajuda, economiza metade do tempo.

Outro fator que também deixa o treino ainda mais fácil, é o PokeVirus (Ou PokéRus). Ele é uma anomalia que os Pokémon’s contraem raramente em uma batalha contra um Pokémon selvagem. Ele também é responsável por dobrar os Efforts ganhos em uma batalha. Você vai notar que, quando você for ao Pokémon Center e curar seus Pokémon’s com a Enfermeira Joy, que ela até avisa que seus Pokémon’s contraíram o PokéRus (isso apenas na primeira vez que você o possui no jogo).

Um Pokémon seu que tenha o PokéRus pode passar a anomalia para o restante do seu time, caso ele batalhe na grama, ou contra algum treinador. Sugestão: deixe o PokéRus em algum Pokémon qualquer, que você não treina, e guarde esse Pokémon infectado na Box. Aí quando você quiser infectar um Pokémon, com o propósito de treinar os Efforts dele, tire o Pokémon que tem PokéRus da Box, coloque ele como primeiro no time, o Pokémon a ser infectado em segundo, e use o Pokémon infectado em batalhas até ele infectar os outros. Depois que ele contagiar os outros Pokémon’s, deposite ele na Box novamente. Por que isso? Porque o PokéRus deixa de surtir o efeito do contágio quando dá meia-noite no relógio do 3DS. Existem Pokémon’s que vão ficar até 4 dias com o PokéRus, isso varia de Pokémon para Pokémon. Se o Pokémon infectado for um Pokémon que você treina, o efeito vai acabar meia-noite e você não poderá infectar mais ninguém, dificultando seus treinamentos futuros. Se o Pokémon infectado estiver dentro da Box, o efeito permanece, mesmo que passe da meia-noite. Por isso, deixe o PokéRus em algum Pokémon que você não vai treinar seriamente.

Resumindo: Deixe um Pokémon qualquer com PokéRus depositado na Box, e só tire ele pra infectar os demais.

Caso você não consiga o PokéRus batalhando contra um Pokémon selvagem, procure um amigo seu que possua um Pokémon com essa anomalia, e peça para que ele te empreste pra você contagiar um Pokémon aleatório que você tenha.

Abaixo estão algumas imagens, diferenciando quando o Pokémon está sob o efeito do PokéRus ou não:

Este Greninja jamais foi infectado pelo PokéRus.

Greninja_W_PokeRus

Já este Golurk, possui o PokéRus (exibido na parte de cima), e está guardado na Box. Ele geralmente sairá de lá para infectar os Pokémon’s que serão treinados no futuro. Depois que ele passar o vírus para os outros Pokémon’s, ele é imediatamente depositado na Box, para que o PokéRus não desapareça.

Golurk_PokeRus

E este Charizard já teve o PokéRus, está “curado” da anomalia, e isso é representado pela carinha redonda, cor de rosa, na parte de baixo da tela, ao lado do pentágono. Ou seja, passou das 00:00 no relógio do 3DS e ele não estava na box, portanto, o efeito do PokéRus foi embora. Obs.: Charizard continuará ganhando os Efforts em dobro, a diferença é que ele não pode infectar mais nenhum Pokémon perto dele.

Charizard_Cured

Agora imagine você com um Pokémon que tenha o PokéRus e você equipa também o Macho Brace. PokéRus dobra os Efforts, Macho Brace vai dobrar outra vez. Portanto, se você derrubar um Pidgey, você vai ganhar 4 EV’s. Já que 1 x 2 x 2 = 4 . Economizamos mais tempo ainda.

Dá pra facilitar mais? Acredite, dá. Existem 6 itens que você compra no Battle Maison. Cada um é responsável pelo treino de Efforts num Stat diferente. Custam 16 Battle Points. Aí vão eles: Power Weight (HP), Power Bracer (Attack), Power Belt (Defense), Power Lens (Sp. Attack), Power Band (Sp. Defense), e Power Anklet (Speed). Esses itens dão 4 Efforts a cada Pokémon que você derrubar, não importa qual Pokémon você derrubar.

Vamos ao exemplo do Pidgey. Se seu Pokémon não tiver o PokéRus, você equipar o Power Anklet (que dá Speed mesmo) e derrubar esse Pidgey, você vai ganhar 1 EV pelo Pidgey + 4 EV’s do item = 5 EV’s em uma batalha só. Agora imagine o que acontece quando você tem o PokéRus junto? Isso simplesmente dobra 🙂 . Portanto, a cada Pidgey que você derrubar, serão 10 Efforts ganhos. Só calculando: Pidgey vai dar 2 Efforts de Speed com o PokéRus. Power Anklet dá 4 Efforts na Speed, o PokéRus dobra para 8. Portanto, 2 + 8 = 10 EV’s. Agora sim, melhorou e muito!

Dá pra facilitar mais? Um pouquinho mais, ainda dá. Os itens que eu vou citar logo após dão 10 EV’s em seus respectivos Stats. Mas só lembrando que, a partir do momento em que aquele Pokémon tem 100 Efforts distribuídos ali, esses itens não fazem mais efeito. São eles:

 – HP Up (HP, não me diga)

 – Protein (Attack)

 – Iron (Defense)

 – Calcium (Sp. Attack)

 – Zinc (Sp. Defense)

 – Carbos (Speed)

A situação perfeita para usá-los é logo quando você pega o Pokémon e parte para o treino, antes de lutar contra qualquer outro Pokémon ou usar o Super Training. Se você vai colocar 220 EV’s no Sp. Attack por exemplo, dê 10 Calciums. 10 Calcium’s x 10 Efforts = 100 EV’s. Aí faltarão 120 EV’s pra terminar o treino naquele Stat. Esse restante você tem que ir na grama e derrubar os Pokémon’s necessários, ou usar o Super Training para alcançar os 220 EV’s que planejou. Mas enfim, economiza tempo 🙂 .

Se por algum acaso você errou no treinamento de Efforts, colocou mais Efforts do que você tinha planejado, há duas maneiras de remover EV’s, com Berries e com o Super Training:

 – Pomeg Berry (Tira 10 EV’s do HP)

 – Kelpsy Berry (Tira 10 EV’s do Attack)

 – Qualot Berry (Tira 10 EV’s da Defense)

 – Hondew Berry (Tira 10 EV’s do Sp. Attack)

 – Grepa Berry (Tira 10 EV’s da Sp. Defense)

 – Tamato Berry (Tira 10 EV’s da Speed)

No Super Training, há uma Bag chamada Reset Bag, que retira todos os EV’s que seu Pokémon tem. Ela é representada por essa Bag de cor branca. Assim, você pode recomeçar o treinamento.

ST_Reset_Bag

Enfim, terminamos a segunda parte do treinamento avançado. Quaisquer dúvidas, sugestões, críticas, a parte de comentários está aí para isso. Espero que estejam gostando, e peço para que tenham calma e paciência, pois leva certo tempo para vocês ficarem craques nisso. Um grande abraço, e cuidem-se bem!

Anúncios

Sobre SkYLiGhT

Fã de Pokémon há quase 10 anos, procurando sempre uma maneira de mostrar às pessoas o quanto sou Fã do Anime / Games. Estou sempre praticando e procurando novidades. Follow @PauloSkyLight . Pokémon e todos os seus respectivos nomes são Marcas Registradas & © da Nintendo, Creatures e Game Freak 1996-2013.
Esse post foi publicado em Treinamento Pokémon e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Treinamento Avançado – Effort Values

  1. Borba disse:

    Post perfeito!!! Tudo que procurava!!!!!
    Mas tem uma coisa que eu não entendi direito: quer dizer que mesmo se o Pokémon estiver curado da Pokérus, ele continua ganhando Efforts dobrados?

  2. Gabriel disse:

    É ISSO AI APOIADO! APOIADO! NAO AOS CHEATERS!
    aeee to quase completando a minha segunda box de level 100 e so agora eu descubro isso! sacanagem né?? mais muito obrigado cara valeeu masmo, as unicas coisas que eu ja sabia dai era as proteins, calcio, etc e os power band, etc. o pokérus eu ja tinha uma noçao, mas na pratica eu nao entendia muito bem. Valeeu denovo e NAO AOS CHEATS!!

  3. Rodrigo disse:

    Cara Parabens, muito bem feito seu postes, seu trabalho esta muito bom! Parabens! Nunca joguei pokemon na vida e estou jogando pela primeira vez o Black 2, pois ganhei de um amigo que foi para USA, estou gostando muito e quero participar dos torneios na internet pelo Global link! Muito Obrigado, UMa duvida Os pokemons que eu venho treinando desde o começo do jogo ? Vou ter que me desfazer deles e pegar outros? o O EV soh conta depois do lv 100?
    Obrigado aguardo resposta!

  4. Fabio disse:

    Cara, ÓTIMO tutorial…

    Tenho uma duvida, eu fiz um Tepig Adamant e um Squitle Bold. Mas ja estou lvl 30 e 20 com eles. E dei 10 de cada vitamina pra eles… Vc recomenda eu recomeçar o treino?

    Vlw cara! Ótimo trabalho.

    • SkYLiGhT disse:

      Primeiro de tudo, obrigado =) .
      Você pode usar as Berries que reduzem os Stats, para reduzir tudo a 0 Efforts novamente (Até o jogo te informar “It won’t take any effect”). O problema é achar várias delas. Aí sim, você pode recomeçar o treinamento 🙂 .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s